Alberto Ferreira, um fotógrafo brasileiro que bate um bolão

Nem só de Sebastião Salgado vive a fotografia brasileira. Sem tirar o mérito deste, Alberto Ferreira é outro craque desta seleção. O fotojornalista é considerado um dos melhores do mundo em cobertura esportiva. Ferreira é paraibano e foi o autor da célebre foto da bicicleta de Pelé. Esta faz parte da coleção da Maison Européenne de la Photographie, MEP, em Paris.

Bicicleta de Pelé, por Alfredo Ferreira Bicicleta de Pelé, por Alfredo Ferreira[/caption]

 

Foi com outro clique do rei do futebol brasileiro que Ferreira ganhou um Prêmio Esso em 1963. As lentes do fotógrafo estavam atentas para o momento em que Pelé sentiu a contusão que o afastou da Copa do Mundo de 1962, no Chile.

 

[“O rei se curva ante a dor que o Brasil todo sentiu”, foto que recebeu o Prêmio Esso de 1963 “O rei se curva ante a dor que o Brasil todo sentiu”, foto que recebeu o Prêmio Esso de 1963[/caption] 

Alberto chefiou durante 25 anos a equipe de fotógrafos do Jornal do Brasil. Foi por este veículo que foi enviado algumas vezes a Brasília no período em que a cidade era construída. Com as inúmeras visitas a futura capital do Brasil criou, segundo a Galeria Lume, o maior e mais completo acervo autoral sobre a edificação e inauguração da mesma. Veja algumas das fotos abaixo:

Pe_ante_pe

 

Sem_Nome_trabalhadores

 

Cerimônia em Brasília na época de sua construção, inauguração