Cornellà: o sensato mais maluco da Catalunha

“Doentia”, “maluca” e “nonsense” foram os adjetivos mais usados para se referir à arte do catalão Joan Cornellà. O cartunista realmente choca com a violência exposta em seus quadrinhos, mas o conteúdo destes se parece menos com algo fabricado por uma mente criativa (doentia, maluca, nonsense) que com um retrato irônico e exacerbado da realidade.

 

Joan_Cornella_Clan_da_Criacao_civic_madness

 

Cornellà nasceu em Barcelona no ano de 1981, em fevereiro de 2013 criou uma fanpage para si no facebook. Já são mais de 600 mil seguidores, mas o artista afirma que recebe a mesma quantidade de carinho em desprezo. Porém, não parece se importar muito e afirmou à revista Barcelones, “ainda que me deixe horrorizado ter que fazer a mesma coisa por toda a vida, o que tenho claro é que agora me sinto cômodo com o que faço e que preferiria trabalhar de camareiro antes de mudar de estilo para me adaptar, por questões de trabalho, aos que não gostam de mim”.
Joan_Cornella_Clan_da_Criacao_gangstagrandma

 

Em entrevista ao IdeaFixa, o quadrinista deixou como referência o trabalho de Daniel Clowes, dizendo ser “Como Uma Luva de Veludo Moldada em Ferro” um dos seus quadrinhos favoritos. Cowboy Henk, de Kamagurka e Herr Seele, é outra de suas influências. “Entrei no mundo dos quadrinhos underground muito cedo e não gosto das coisas de super-herói”, completou.

 

Joan_Cornella_Clan_da_Criacao_heroin

 

Joan_Cornella_Clan_da_Criacao_jesus

 

Joan_Cornella_Clan_da_Criacao_mr.rainbow

 

Outras influências são Paco Alcázar, Helge Reumann, Kaz, Michael Kupperman, Glen Baxter e Johnny Ryan. Gostou? Veja mais aqui: http://joancornella.bigcartel.com/