David Shrigley e seus “Big Shoes”

David Shrigley nasceu em Macclesfield, Inglaterra, em 1968, mas vive em Glasgow, Escócia. Mais conhecido por seus cartoons, também escreve livros e trabalha com audiovisual. Dirigiu clipes para o Blur e Bonnie Prince Billy e dentre seus admiradores estão ainda David Byrne, Hot Chip e Franz Ferdinand. Em sua exposição “Big Shoes” (Sapatos Grandes), no BQ em Berlin, trabalha com esculturas e pinturas.

Imagens são cortesia do BQ, Berlin. Fotos de Roman Maerz. Imagens são cortesia do BQ, Berlin. Fotos de Roman Maerz.

Influenciado por Andy Warhol e Marcel Duchamp, o artista é considerado por muitos um “black humorist” pelas ironias e sátiras sempre presentes em sua obra. Cliff Lausan, curador na galeria Hayward em Londres, afirmou para o The Independent sobre o trabalho do inglês que “o que faz o trabalho de David ser único é ele ter um pé na cultura pop mundial, pela maneira como seus desenhos circulam, e o outro na arte…”
Com “Brain Activity” (Atividade Cerebral), obra exposta na Hayward, Shrigley foi nomeado ao Turner Prize. Segundo o júri com esta exposição o artista revelou “seu humor negro, inteligência macabra e escárnio infinito”.

BQ_Shrigley_2013_oyur_art_work_sucks

Por suas constantes piadas o reconhecimento de Shrigley como artista não é unânime, ao que ele responde “eu realmente não me importo se as pessoas gostam do meu trabalho. (…) Arte é tão subjetiva”. Penelope Curtis, diretora do Tate Britain, também é defensora de seu trabalho, “só porque é engraçado não quer dizer que não é bom”, afirmou.

BQ_Shrigley_2013_arte

DS014-800x600

Isto é uma escultura de cobre que remete, isso mesmo, a um cocô Isto é uma escultura de cobre que remete, isso mesmo, a um cocô[/caption]