E lá se vão 25 anos de WWW

post_azul_600

 

Dá pra imaginar um mundo sem internet? A resposta é não, definitivamente.

É difícil imaginar que a internet como a conhecemos hoje nasceu há apenas 25 anos. Sim, em 1989 a internet não era mais que uma ideia de um desconhecido que estava destinado a mudar a vida de bilhões de pessoas.

Tim Berners-Lee trabalhava para um laboratório da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear, CERN, quando pensou em uma maneira de acessar mais facilmente os arquivos de computadores interconectados.

A ideia tomou forma de um artigo em 1989, precisamente em 12 de março, data adotada então como o nascimento da World Wide Web.

Mesmo sendo uma grande ideia, Berners-Lee enfrentou certa resistência e até a concorrência de outros projetos, que porém eram pagos. Alguns anos depois a sua ideia vingou e o ritmo de informações alojadas nos servidores aumentou.

Outra questão relacionada à internet é a da liberdade de navegação e proteção dos dados. Apesar de possuir um conceito de livre circulação e gratuidade, algumas empresas e o governo tentam diminuir a proteção de dados privados e a liberdade de acesso através do bloqueio de determinadas páginas ou serviços. Ainda ontem, 11 de março, circulou um abaixo assinado, formulado pelo ex. Ministro da Cultura, Gilberto Gil, sobre a questão do Marco Civil, que proíbe os provedores de usar os nossos dados para vender serviços sem a nossa autorização expressa.

É inegável a importância desta ferramenta que transformou as comunicações e a indústria cultural, permitindo que o usuário seja o leitor, criador e o editor de um mundo de informação.