OrCam: tecnologia que resulta em melhoria.

orcam

Em uma de suas teorias, Marshall McLuah afirma que os meios de comunicação são extensões do homem. Portanto, o computador é senão, uma extensão do cérebro. O rádio a extensão do ouvido, a televisão dos olhos e ouvidos e assim por diante. Mas e quando esse meio de comunicação passa a ser não apenas uma extensão, mas uma criadora e auxiliadora de conteúdos para os sentidos falhos?

Esse é o caso de um produto israelense, o OrCam. O projeto é parecido com o Google Glass, porém com objetivos diferentes. Esse novo projeto, conta com uma pequena câmera acoplada a um óculos e um sistema sonoro colocado junto a entrada do ouvido. Quando o usuário aponta para uma superfície que contém um texto, a câmera lê as palavras e transforma em som, podendo assim auxiliar pessoas com deficiências visuais.

O protótipo ainda conta com muitos desafios. Segundo um pesquisador, superfícies flexíveis ou pouco iluminadas ainda são um problema de captação para o OrCam. Entretanto, já é uma esperança para aqueles que querem “enxergar” o mundo de uma maneira melhor. Mais uma vez, a tecnologia a serviço das necessidades humanas.