2019 é o ano dos podcasts?

“É tipo um programa de rádio, só que na internet.”

 

Qualquer pessoa que precisou explicar para outra o que é um podcast, certamente já passou por uma situação parecida. Apesar de ser uma mídia com linguagem relativamente simples, explicar o conceito de podcast é mais difícil do que parece: seja para uma geração anterior, em que a referência ao rádio faria sentido, ou para os jovens tão visuais que provavelmente nunca sintonizaram uma estação na vida, a pergunta a ser respondida é sempre a mesma: afinal de contas, o que é um podcast?

O QUE É?

Com a popularização em massa da internet e avanço galopante da Web 2.0, os fóruns e páginas estáticas não supriam mais as tendências dos usuários. Se na internet do começo dos anos 2000, sem Youtube, e com conexões consideravelmente mais lentas, eram os blogs que davam as cartas, crescia também a necessidade de uma nova mídia, de assimilação mais fácil e que não demandasse muita banda. O salto mais importante para a adesão da mídia, porém, acontece no lançamento do primeiro iPod e do iTunes, quando de uma vez só o mercado recebe um ótimo reprodutor para essa mídia e o local onde a comunidade poderia florescer.

Deu certo. A mídia pegou e dela surgiram novos influenciadores, e até gente de fora apostando no formato. Conan O’Brien tem seu podcast, o The New York Times também, e em 2015 até o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi até a casa de Marc Maron participar de uma gravação. Ou seja, a tendência massificou e começou a influenciar diretamente a cultura pop americana.

MAS E O BRASIL?

A verdade é que não dá para dizer que o formato nunca pegou. No ar semanalmente desde 2006 e com mais de 650 episódios publicados, o Nerdcast sempre foi sinônimo de podcast no país. Com mais de 1 milhão de downloads por episódio, e dezenas de anunciantes, o programa é certamente um dos mais populares do mundo. Mas mesmo com esse potencial, a comunidade podcaster nunca explodiu por aqui, e os motivos podem ser os mais diversos: distribuição descentralizada, produção mais complexa e migração passiva para o Youtube.

As coisas só começaram a mudar nos últimos anos com a chegada do Spotify. A empresa sueca, maior distribuidora de música por streaming do mundo, resolveu apostar também nos podcasts e o Brasil foi um dos maiores beneficiados. Em pouco tempo as coisas cresceram exponencialmente, até surgir a primeira produtora de podcasts do país, a Half Deaf. Com maior demanda pela mídia, não demorou para surgirem grandes programas em todos os segmentos, seja entrevistas, cultura pop, futebol, cinema, história, política e etc.

 

TÁ, MAS E PARA NEGÓCIOS?

Ainda pouco explorado, o mercado de podcasts deve crescer como nunca em 2019 e encerrar a década em alta. Capaz de reter ouvintes por horas, essa mídia gera uma fidelidade incomum nos dias atuais, dessa forma o retorno de uma campanha em um programa pode ser melhor segmentada, alcançando o resultado desejado com investimentos menores. Relatórios já revelaram que ouvintes de podcasts nos Estados Unidos são jovens-adultos, escolarizados e que ganham bons salários, consumindo em média cinco horas por semana, superando as estatísticas de pessoas do mesmo grupo demográfico assistindo televisão. Ou seja, talvez o seu publico alvo esteja ouvindo podcast enquanto você investe em outra mídia.

Agora que você já sabe o que é um podcast, a Clan da Criação separou cinco programas incríveis para ouvir enquanto prepara aquele briefing esperto aí no seu trampo. Bora lá?

 

PROJETO HUMANOS

Projeto Humanos é um programa idealizado por Ivan Mizanzuk que busca explorar um formato ainda pouco conhecido no Brasil, o storytelling, popularmente utilizado em podcasts dos EUA como Radiolab, This American Life e Serial. É como se fosse um documentário em formato de áudio e distribuído na internet. Aproxima-se de práticas conhecidas no país como jornalismo narrativo e/ou literário.

 

FICÇÕES

Um podcast sobre narrativa filosóficas. A proposta é analisar os discursos filosóficos sobre o cotidiano como sendo construções, invenções e não verdades.

 

MEIA HORA SOZINHO

O Meia Hora Sozinho é um podcast muito parecido com final daquele filme 8 mile do Eminem saca? Só que ao invés do Eminem é o Alexandre Nickel falando sozinho durante meia hora. Mas nem sempre é meia hora e nem sempre é sozinho. Na verdade também não tem muito a ver com o final do 8 mile. Acho que deu pra entender né?

 

ESQUIZOFRENÓIAS

Amanda Ramalho apresenta o Esquizofrenoias, um programa sobre desgraçamentos mentais e muita informação sobre saúde mental.

 

PAPO TORTO

PC Siqueira, Gus Lanzeta, Julio Pacheco e convidados em conversas que passam da filosofia a memórias sobre brinquedos antigos sem esforço algum. Com irreverência e um módico de substância, comentam desde acontecimentos recentes, filmes, jogos e músicas como ideologias, questões existenciais e respondem dúvidas dos ouvintes.