Glitch Art – O erro enquanto arte digital

Glitch Art é a estética inspirada nos erros digitais gerados por tecnologia corrompida. As falhas de sistemas deixaram de ser sinônimo de incomodo e stress para ser arte. E na era da perfeição tecnológica, qual é o papel do erro e da desorganização?

diff_12

 

Os artistas que utilizam da Glitch Art para se expressar, muitas vezes alteram o código fonte da imagem a fim de conseguir o efeito desejado. E a seleção do que é arte ou não é feita por eles mesmos de uma forma muito pessoal. Aliás, há controvérsias se pode ser chamada de arte por não se utilizar de muita interferência humana. Contudo, essa nova estética está emergindo com rapidez. Na moda, é utilizada em editoriais e alguns elementos isolados, em peças de roupa. O mesmo acontece em outras áreas. Assumir o erro está virando tendência.

glitch_pillow_covers_original

 

Embora esteja em ascensão no mundo dos jovens, a glitch art ainda deixa uma lacuna sobre sua importância na arte digital. Alguns dizem que a estética surgiu justamente como forma de ruptura, pois hoje se procura mais e mais um design perfeito e sucinto e a glitch art já explicita o erro em um universo em que não gostamos de errar, como se dissesse que o erro não só faz parte do nosso cotidiano como também pode ser visto como uma maneira de reflexão sobre o próprio processo da falha.

 

image59

 

Portanto, anda-se pensando muito sobre a estética e a maior questão no momento é se ela sobreviverá ou não, se irá vingar. Procura-se também o seu papel, mas não se pensa sobre a possibilidade de não possuir papel, talvez a glitch art veio apenas como estética, nada mais.