Não entre em pânico, nós trouxemos nossas toalhas.

Dia 25 de maio, o Dia da Toalha, foi o dia escolhido para homenagear essa trilogia de cinco livros que atravessou as barreiras intergalácticas do tempo: O Guia do Mochileiro das Galáxias, escrito por Douglas Adams. A data é comemorada desde 2001, ano de morte do autor, devido à primeira homenagem feita pelo um guia na Terra criado como manual para a vida, o universo e tudo mais.
 

Com um tom ácido e sarcástico ele aborda temas até hoje atuais e recorrentes como política, convenções sociais e questões existencialistas. Tudo isso em uma saga sobre ficção cientifica e ele o faz maravilhosamente bem. Mas aí você se pergunta, por que a toalha? Douglas Adams explica isso no primeiro livro: “…você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; Pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas do rio Moth; Pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); Você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; E naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.”

 

Você também pode ouvir que esse é o “Dia do Orgulho Nerd”. Mais aMark Robinsongente, ele faz homenagem a cultura nerd em geral e a escolha da data foi dedicada ao lançamento do primeiro filme da saga Star Wars, em 1977. Embora os mais fanáticos celebrarem no dia 4 de maio devido a um jogo de palavras que em inglês forma a frase “May the fouth be with you. ” (Que a força esteja com você).

E nós, em comemoração, já estamos com nossas Dinamites Pangalácticas prontas, que segundo o Guia do Mochileiro das Galáxias é a melhor bebida que existe, e as toalhas em punho para qualquer ocasião.