5 TENDÊNCIAS DE MÍDIAS DIGITAIS EM 2018

Nos últimos anos, o universo on-line trouxe muitas transformações para o nosso cotidiano, desde a vida pessoal até a profissional. 2018 não será diferente, ainda mais se você pensar que teremos dois episódios importantes: as eleições presidenciais e a Copa do Mundo.

Mas, afinal, o que esperar das mídias digitais? Como devemos atuar? No que podemos apostar? Para saber as respostas dessas e outras perguntas, vem com a gente desbravar as tendências deste ano que está só começando.

 

1- Investir e gerenciar

Recentemente, o Facebook formulou uma nova regra, ainda em teste, que irá priorizar postagens de amigos e menos de anúncios. Tudo leva a crer que o alcance orgânico (porcentagem de publicações que não pagam para atingir usuários) das empresas, que de tanto reduzir atualmente chega a 2%, irá cair ainda mais. Alcançar a audiência do feed de notícias, em 2018, precisará de investimento e gerenciamento, porque não vai bastar só pagar, será necessário que o conteúdo seja atrativo o suficiente para engajar as pessoas.

 

2 – Tem que ter conteúdo audiovisual

Você lembra quando foi a última vez que entrou em alguma rede social e não viu nenhum vídeo? Se ficou pensativo é porque, provavelmente, não lembra. Fato é que os conteúdos audiovisuais tomaram conta do on-line. Em 2018, a tendência fica mais forte. Conforme a revista Forbes, somente no Facebook meio bilhão de pessoas consomem vídeos todos os dias. Com toda essa quantidade é possível que os usuários fiquem saturados, no entanto o desafio para o marketing empresarial é aproveitar esta ferramenta da melhor forma, com estratégia e muita criatividade fora da caixa.

 

3 – Focar no mobile

Que o número de pessoas com smartphone cresce a cada ano você sabe. Mas já parou para pensar o que isso significa? Quer dizer que, ainda em 2018, 2,4 bilhões de indivíduos estarão ativos nas redes por meio do mobile. De acordo com a Forbes Brasil, cerca de 84% da receita do Facebook vem deste modelo de propaganda. Isso significa que a maioria dos usuários de mídias sociais estão apenas em seus celulares. Daí a importância de desenvolver conteúdos focados no formato mobile e entender os hábitos do consumidor, até porque o call-to-action (chamada para ação) pede um imediatismo que cabe unicamente na palma das mãos.

 

4 – Conteúdo efêmero é oportunidade

Depois da chegada do Snapchat, redes sociais como o Facebook e Instagram também entraram na onda do Stories, que fica no ar somente por 24 horas. Esses são os conteúdos efêmeros, pois criam senso de urgência no usuário, que tem apenas este curto tempo para visualizar as histórias. A estratégia é chamada de “fear of missing out” (medo de perder) e o objetivo é engajar as pessoas, que possuem aquele momento para vivenciar e compartilhar o conteúdo. Por serem feitos de forma rápida, a autenticidade é um valor que, se transmitido junto, pode gerar bons resultados, pois demonstra a realidade da empresa, estreitando o elo entre a marca e o público.

 

5 – Muito prazer, WhatsApp Business

Voltado para as pequenas e médias empresas, o novo aplicativo WhatsApp Business tem recursos para facilitar a vida dos empreendedores que atendem seus clientes pelo smartphone. Os principais recursos são:
Mensagens rápidas – é possível configurar atalhos para criar textos de agradecimento, mensagens para períodos em que você estiver ausente ou de apresentação.

Perfil – é o cartão de visitas para os consumidores que chegarem até você por meio deste canal de comunicação. Informações como endereço, site oficial, segmento, e-mail e horário de trabalho são campos que a ferramenta dispõe para o usuário.

Métricas – embora básico, dá para ver os dados sobre mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

Etiquetas – para facilitar a identificação de cada mensagem, o aplicativo tem uma função de etiquetas. Marcadores como “pago”, “novo cliente”, “pagamento pendente”, são algumas opções oferecidas, mas você pode adicionar novas etiquetas.

 

E você, de qual tendência mais gostou? Não fique só olhando, saia na frente e aposte no que há de mais atual em marketing digital para o seu negócio. Não sabe como? Vem falar com a gente!