capa_playlist_2

 

Se o Indie Rock tem a força que tem nos dias atuais, boa parte dos responsáveis por esse sucesso deve um agradecimento aos Strokes. Há 12 anos, o primeiro álbum dos nova iorquinos (e um brasileiro) riquinhos com cara de sujos era lançado. O Is This It teve aceitação instantânea e abriu as portas para várias bandas de garagem em potencial.

É em tributo a esse álbum tão importante que escolhemos resgatar o Indie dos anos 00 nessa playlist mais enxuta com mais músicas. E o convidado especial da semana é o brother Josélinton Abella.


 

old-man-and-the-sea1-copy

Alexander Petrov é um diretor de animação russo. Petrov realiza curtas extraordinários de forma artesanal pintando cada frame sobre o vidro. Suas narrativas também se destacam apresentando histórias emocionantes que aliadas à estética bem cuidada, resulta em obras geniais. Seu estilo é caracterizado como um tipo de realismo romântico e possui histórias como as memórias de uma criança sobre seu relacionamento com uma vaca e adaptação do clássico de Hemingway, “O Velho e o Mar”, obra máxima do russo que fotografou cada um dos 29 mil frames do quadro de vidro.


O Velho e o Mar

A Vaca

wireflow02

Existem certas coisas que escondem sua verdadeira funcionalidade. Quando o design é bem elaborado, pode oferecer muito mais do que mera representação estética. Como é o caso do trabalho do designer Arik Levy que criou estruturas de arame de LED que parecem desenhos suspensos.

Na mesma onda, o estúdio de design japonês YOY criou uma série de telas que não são apenas enfeites. Serve tanto como pintura 2D como móvel 3D, onde é possível se sentar confortavelmente.

yoy_canvas_08 yoy_canvas_09

 

Agora toda quarta-feira será dia de playlist temática aqui no blog. Toda semana, a equipe da Clan da Criação vai escolher uma música cada um e um convidado especial outra. Para inaugurar a seção, convidamos um amigo e parceiro da agência, o André Teruya (Tchem) para colaborar na formação da playlist para se ouvir quentinho embaixo das cobertas. Dê play e enjoy.

4f7d52667e1fb9377cba58221a347821

 

 

As duplas exposições são feitas na câmera com uma técnica que consiste em tirar uma foto em cima da outra. Entendendo conceitos básicos de iluminação, consegue-se um resultado onde a mescla entre duas imagens resulta em uma composição diferente e curioso. O fotógrafo e designer inglês Dan Mountford domina esse estilo com maestria. Seu trabalho é inacreditável, e o Photoshop só é usado para correção nos tons ou vetorização da imagem. Dan descreve seu trabalho como “uma jornada visual por nossas mentes por meios que a realidade do nosso dia-a-dia não mostra”.

 

6e96cebda4cb7be419257cd46034311e 9e8230a8273455ab41de4dfff8666d4f 62d0dff8134a762b04d8a9f63cea89e6 79e779b49c78cc36355fea88b46acf1b 99f093052a86b02d8633dd00fcdf5628 990dc80ecf0e1893158507b8659de409 3360ca6cef790b4b4287367a376e41cc 41959c81e59b17faaf7231f9afa3d7c4 d92820ccaf16e99f9d148eb5e0148562 e4ffca314b4cdbd6b5fc8e14ebfe7ec6 f2258492c3c5e8ef1c3c7eabf055083a

 

mirror-2

O fotográfo e cineasta Michael Shainblum, utilizou do Time Lapse para criar um vídeo que teve um resultado interessante. Time Lapse é a técnica que consiste em filmar algo por um longo tempo e depois acelerar. Com isso é possível ver mudanças quase imperceptíveis, como o andar das nuvens, de forma clara e rápida. Porém, nesse projeto intitulado como Mirror City, ele não buscava evidenciar essas mudanças.

Em forma espelhadas e de caleidoscópio, ele transformou as cidades americanas em um vídeo majestoso e espetacular. Shainblum diz que o resultado demorou quatro meses para ficar pronto. E sua pretensão era mostrar as cidades que muitas pessoas veem, de uma maneira que ninguém viu.

 

Mirror City Timelapse from Michael Shainblum on Vimeo.

 

qualcomm2.jpg.pagespeed.ce.XBBntY7DrM

Propagandas bem humoradas é um prato cheio para o sucesso na rede. Arrancar sorrisos do público é tarefa difícil, mas o humor vem se mostrando um ótimo aliado na hora de realizar peças publicitárias.

Um bom exemplo é o vídeo feito para a Club Social em que quatro amigos encarnam os Beatles para tentar conseguir ingressos do Rock In Rio no Brasil, na Europa e na America Latina em 2014. O desfecho surpreendente e engraçado dá o toque de humor no vídeo quando o suposto John prefere ir com a Yoko do que com os outros três Beatles fazendo alusão a famosa história em que John Lennon trocou seus amigos e banda pela amada nipônica.


Outro exemplo é a campanha feita para a Qualcomm que utiliza do cunho humorístico ao imaginar como seria o mundo sem a tecnologia mobile. A pitada de graça se faz presente ao imaginar situações como enviar um tweet sem tecnologia mobile. E no fim a empresa dá o recado: “A vida não é melhor com o celular?”.


pill

A campanha Japan Pill Harmonic criada pela I&S BBDO Tóquio para a Orquestra Filarmônica do Japão foi criada para reconquistar o espaço que a música clássica perdeu para os outros gêneros musicais. O desenvolvimento é simples, mostrar os benefícios que a música clássica apresenta como parte de um tratamento alternativo.

pill_harmonic_2

Para uma pele bonita, por exemplo, é só pegar o “remédio” que vem em um cartão de memória com a composição indicada, que no caso é a canção As Quatro Estações – Primavera, de Vivaldi. Se você procura ter um sono tranquilo, a Sinfonia N. 10, de Mahler é a mais indicada. E para melhorar o apetite, Barbeiro de Sevilha, de Rossini.

A campanha rendeu 20 “tratamentos” e atingiu seu objetivo de despertar o interesse das pessoas pela música clássica, além de levar um Leão de Ouro em Cannes.

sem

Sempre tivemos essa paixão em compartilhar o que ouvimos com os outros, ou até mesmo dedicar uma fita cassete pra alguém. Hoje em dia mudou apenas o formato, é tudo digital. As listas de música ou playlists, estão ganhando espaço novamente na internet.

Muitas pessoas optam por fazê-las de forma temática: músicas para se ouvir enquanto chove, músicas para relaxar e etc. Pretexto não falta. E se você gosta de compartilhar o que você mais anda ouvindo ultimamente e não sabe como, alguns sites podem te ajudar.

O 8tracks é o queridinho da vez. Nele você tem que adicionar no mínimo oito faixas. O formato é bem interessante, com uma estética bonita que permite que se adicione uma imagem e tags para melhor localização da sua lista. Por lá os usuários são bastante adeptos a playlists temáticas.

Se você tem um blog ou site, uma boa opção é o Grooveshark. Que permite fazer playlists com um acervo gigantesco de músicas que eles disponibilizam e ainda oferecem uma maneira rápida de incorporá-la no seu blog/site.

O Youtube também oferece a opção de criar playlists com na aba fazer novas “listas de reprodução” e tem o bônus de ser acompanhado de vídeo. É uma boa alternativa para festas com telão.


E a equipe da Clan também entrouna onda, confira abaixo as playlists temáticas feitas pelo Alan (músicas para se ouvir em dias de chuva) e pelo Lucas (só com vocais femininos).

raindrops from alanfferreira on 8tracks Radio.



Belle Femme. from lucasguarnieri on 8tracks Radio.

hedocumentario

Se você trabalha na área criativa certamente conhece as ferramentas que utiliza. Mas na maioria das vezes desconhece a sua história. É o que propõe o documentário sobre uma das tipografias mais famosas do mundo, a Helvética. Lançado em 2007 para comemorar os 50 anos da criação do tipo, o vídeo que foi produzindo de forma independente, aborda toda a trajetória da fonte, desde a sua criação até sua ascensão.

Vale a pena assistir.

...45678